O renomado árbitro internacional Marcelo Rezende acaba de ser nomeado presidente do Kombat Taekwondo Brasil e conversou com a MASTKD sobre o assunto.

A empresa de Taekwondo Profissional não para de se expandir com franquias em todo o mundo. Desta vez, apresentaremos o Brasil, um país onde o Kombat Taekwondo promete muito, tanto na geração de lutadores e árbitros, quanto no desenvolvimento de clubes e na realização de grandes eventos.

Rick Shin, presidente da empresa sediada nos Estados Unidos, acaba de nomear Marcelo Rezende, prestigiado Mestre de Taekwondo WT no Brasil e conceituado árbitro do ciclo olímpico e mundial, como responsável pelo Kombat Taekwondo no Brasil.

Quando perguntado por que ele se interessou pelo Kombat Taekwondo, ele disse que foi uma grande motivação encontrar uma forma de Taekwondo que se assemelhasse à que ele aprendeu nos anos 80, onde não havia proteções e o combate era muito mais real, que levou para sua profissão e em sua carreira militar.

Kombat Taekwondo Brasil ya tiene presidente

Rezende foi convocado como árbitro na primeira edição do Kombat Taekwondo realizada em Bogotá em dezembro de 2023 e nos contou:

“A primeira edição foi um desafio para todos. Como parte da equipe que criou as regras da competição, com seus acertos e erros, foi realmente uma experiência inesquecível.

Ver como os atletas olímpicos de Taekwondo adaptaram seu sistema de luta, como a adição do punho no rosto ou os arremessos, nos mostra a adaptabilidade do lutador e a cativação desse sistema”.

É importante destacar que, na primeira edição, três dos 16 lutadores eram brasileiros, o que mostra a popularidade do Kombat Taekwondo no país.

Quanto aos eventos a serem realizados no Brasil, Mestre Rezende mencionou o Grand Prix de Kombat Taekwondo a ser realizado em maio em São Paulo e destacou que 21 estados dos 27 que compõem o Brasil já possuem clubes licenciados, o que está gerando a programação de um circuito nacional com eventos por região.

El reconocido Referee Internacional Marcelo Rezende acaba de ser nombrado presidente de Kombat Taekwondo Brasil y conversó con MASTKD al respecto.

Atualmente, o Brasil já conta com 200 árbitros licenciados de Kombat Taekwondo.

“Fiquei muito entusiasmado quando o Mestre Shin me nomeou presidente do Brasil, pois não se trata de uma nomeação política, mas sim de uma nomeação empresarial, por isso vou me concentrar em dar tudo de mim nisso como um negócio, não em política ou brigas. Seguirei a filosofia da empresa ditada por Rick Shin que diz: ‘todos são bem-vindos, não importa o estilo ou a origem de seu Taekwondo’, dessa forma uniremos todo o Taekwondo do Brasil dentro do Kombat Taekwondo como uma grande família”.