Pela primeira vez atletas de 17 a 20 anos (nascidos entre 2001 -2004) terão a oportunidade de participar dos Jogos Panamericanos especial para esta categoria de idade no Taekwondo.

O evento que a princípio estava marcado para a data de 5 a 19 de Julho de 2021, foi adiado devido a Pandemia de COVID-19, e está previsto para ter início dia  09 de Setembro, tendo  a modalidade do Taekwondo como um dos primeiros esportes a se apresentar, com data para 10 e 11 de Setembro de 2021  no Coliseum Hockey Miguel Calero em Cali, Colômbia.

Coliseum Hockey Miguel Calero em Cali, Colômbia
Coliseum Hockey Miguel Calero em Cali, Colômbia

Como a competição garantirá ao campeão da categoria a vaga para os próximos Jogos Panamericanos Categoria adulto, pela primeira vez também será adotada a categoria Olímpica adulto para os atletas. Importante salientar que a vaga será do atleta e não do país, como normalmente acontece com Jogos Panamericanos e Jogos Olímpicos. Caso o atleta campeão da categoria não possa participar, este perderá a vaga que não poderá ser transferida a outro atleta do país, ou mesmo para o segundo colocado, ficando esta categoria com um atleta a menos no Jogos Panamericanos de 2023.

Categorias em disputa

Masculino

58kg – 68kg – 80kg +80kg

Feminino

49kg -57kg -67kg +67kg

Segundo o comitê organizar 64 serão os atletas participantes, sendo as vagas distribuídas da seguinte forma:

  • 28 atletas da categoria masculina
  • 28 atletas na categoria feminino
  • 8 atletas país sede

A equipe técnica poderá ser composta da seguinte forma:

  • 2 treinadores para a equipe Feminina
  • 2 treinadores para a equipe Masculina

Máximo de 2 médicos por equipe participante. Para estar apto a participar deste evento o atleta devera ter conseguido estar entre os 07 primeiros no Classificatório Oficial da modalidade que esta prevista para primeiro semestre de 2021, e com certeza o Brasil chegará forte para brigar por vagas em todas as categorias em disputa.