A decisão foi tomada em reunião extraordinária convocada em caráter de emergência, após Ji Ho Choi anunciar na noite de sexta-feira sua renúncia ao cargo que ocupava desde 2007, alegando cansaço natural gerado pelo cargo e desejo de estar mais com sua família.

Em entrevista ao MasTKD.com, o colombiano Navarro disse que aceitou a ordem de Choi de levar o WTPA até a Assembleia Geral ordinária e assim realizar eleições para o próximo período de quatro anos.

Além disso, Navarro na terça-feira disse aos membros do Conselho Executivo que não tem interesse em continuar no cargo assim que seu período provisório termine. “Salientei a necessidade de um trabalho conjunto e de aproveitar a experiência acumulada por cada uma das lideranças da região, que são reconhecidas e possuem vasto conhecimento do assunto, e referi que o princípio da integridade e união nesse período de transição é uma tarefa adequada ”, disse Navarro a este jornal, minutos após o término da sessão virtual.

Helder Navarro também é membro do Comitê Olímpico Colombiano e está vinculado ao Taekwondo há mais de 30 anos.

Na história da WTPA, anteriormente chamada de PATU, Navarro é o segundo latino a assumir as rédeas, depois que o ex-presidente Cha Sok Park faleceu e o panamenho Varo Barragán assumiu o cargo. Ji Ho Choi era o presidente da WTPA desde as eleições de 2007 em Cali.