Muitas vezes, a escolha é baseada na carreira dos pais e este padrão aparece também no esporte. Filhos de atletas, sejam amadores ou profissionais, muitas vezes seguem o exemplo que viram em casa, não sendo diferente no Taekwondo, e enquanto observavam seu herói desempenhar o seu papel dentro das quadras e tatames, o filho se enche de admiração e decide seguir o mesmo caminho que o seu campeão.

Pensando nesta data especial, fizemos uma lista com alguns dos filhos que seguiram os passos dos pais no esporte e, dessa vez, são vistos brilhando mundo afora pelos seus “velhos”, com o coração cheio de alegria e orgulho.

Fernando Madureira, Liz

Ser filha de um Técnico Olímpico não é nada fácil, mas os filhos do Mestre Fernando Madureira vem seguindo com muito empenho e determinação neste caminho. Fernando tem seus dois filhos praticando o esporte, Nando e  sua filha Liz Madureira, que neste ano de 2020 conquistou o segundo lugar no Grand Slam de Taekwondo, entrando para o seleto grupo de atletas da seleção Nacional na categoria cadete, do lado de fora da quadra, Fernando tentava segurar a emoção e já faz planos para o futuro da Liz. “Vai ser atleta Olímpica”.

Nicholas Pigozzi e Julia

Tal Pai, Tal Filho

O exemplo da Julia Carolina em casa não foi só do pai, mas Nicholas Pigozzi desempenha este papel com maestria. Ex atleta da seleção Brasileira e hoje técnico com maior número de medalhas em grand prix do Brasil Nicholas conheceu a Julia com seus 3 anos de idade e se tornaram inseparáveis desde então. Hoje além de seguir os passos do pai, Julia também é treinada por ele, na equipe Pro Team em Rio Claro – SP.

“Ver ela consquistando o Título Nacional e entrando na Seleção Brasileira com apenas 13 anos, e aos 15 já tendo conquistado alguns títulos internacionais, como o Argentina Open e Chile Open foi muito emocionante. A Julia olha pra gente e projeta algo em seu futuro, e é muito gratificante saber que somos um exeplo para ela, e ver ela construir o seu caminho com a base do que fizemos me deixa muito orgulhoso, ela vai chegar ainda mais longe”.

Carlos Costa e Carlos Costa Jr. (Juninho)

Tal Pai, Tal Filho

Juninho segue os passos do pai Carlos Costa, um dos grandes nomes do taekwondo Brasileiro. Sempre ao lado do pai nas aulas de Taekwondo começou a competir com 6 anos de idade, obtendo diversos títulos, inclusive o terceiro lugar no Grand Slan de 2020 na categoria Jr.

Logo após a grande conquista um susto mudadria os planos desta familia e no dia 17 de fevereiro de 2020, Juninho teve uma parada cardíaca no inicio do treino e por pouco o pior não aconteceu. 

Passado todo o susto foi descoberto que ele tem uma disfunção genética (hipertrofia do miocárdio esquerdo), o que mudou os planos do Juninho por enquanto.

O atleta já voltou aos treinamentos, sempre monitorado por um frequencímetro para controlar seus batimentos cardíacos, e correndo contra o tempo para ver novas possibilidades para voltar a competir.

Mestre Manonel Ferreira, (Maninho) e seus filhos

Tal Pai, Tal Filho

Mestre Maninho como é conhecido é faixa preta 7° dan sendo praticante de taekwondo desde 1973.

Todos os seus filhos foram criados dentro do dojan, e sem  nunca ter precisado usar qualquer tipo de pressão para que eles seguissem os seus passos, conseguiu que todos se tornassem faixa pretas, tendo o filho mais novo com apenas 6 anos no processo para este grande feito.

Deu certo, se tornaram campeões de kyrugui, poomsae, arbitro e grandes mestres hoje, juntos formamos uma grande equipe, o que me dá grande orgulho como pai.

Agradeço a Deus pelos filhos/sócios/amigos maravilhosos que ele me deu.” Diz Maninho.

Glacos Nicolas, (31 anos) e Italo Felipe (30 anos) formados em Educação Fisica, são faixas pretas 5º dan, Mestres de Taekwondo.

Thales Henrique (24 anos) faixa preta 3º dan, Engenheiro Civil, auxilia na administração das academias e a mãe, Andrea Katsuko, faixa preta 4º dan no projeto social de TaeKwondo.

Nicoly Isabelle, (14 anos) estudante, faixa preta 1º dan, auxilia a mãe, Michele de Jesus, faixa preta 2º dan, formada em Educação Fisica, nas aulas de Kids e também na recepção da academia.

Julio Cesar (6 anos) faixa amarela verde, 7º gub, futuro faixa preta.

Edgar e Dangela Guimarães

A Atleta Dangela, desde nova já conseguiu grandes resultados, sendo inclusive atleta da seleção Brasileira Jr, ela que começou a treinar com 6 anos vem se destacando bastante no cenário nacional. Edgar, que já foi técnico da seleção Brasileira Cadete e Junior tem um orgulho imenso de sua filha, e poder ver todo esforço e determinação nos treinamentos dentro e fora das quadras não tem preço.

Milton e Lucca Iwama

Tal Pai, Tal Filho

Lucca Lobo Iwama campeão Panamericano de Taekwondo iniciou no taekwondo em Outubro de 2010 na academia Madureira em Londrina/PR, seguindo os caminhos já trilhados pelo pai, Milton Iwama, vice campeão mundial de taekwondo em 1993. 

“Atualmente, Lucca trabalha na área da saúde como Socorrista para uma empresa de ambulancia na cidade de Los Angeles. Taekwondo fortaleceu inúmeras qualidades no caráter de Lucca, disciplina, foco, determinação, dedicação, senso de companheirismo, respeito ao próximo. Está se tornando um grande homem para a sociedade.” conta Miltinho.

Clóvis Aires, Walassi e Welington

Tal Pai, Tal Filho

Mestre Clóvis Aires, Técnico Olímpico em 2004 é um dos maiores formadores de atletas do Brasil, Clóvis também teve a oportunidade de ser treinador de seus filhos Walassi e Welington Aires. Sempre bastante exigente, mas tratanto a todos com muita igualdade, teve também grande honra em poder ver seu filho mais velho Walassi Aires ser titular da Seleção Brasileira por vários anos e vice Campeão Mundial Jr da modalidade na Turquia em 1998, entre outros titulos. Atualmente são empresários na cidade de Londrina – PR, e levam os ensinamentos adquiridos no taekwondo durante tantos anos até os dias de hoje.

Rodrigo Ferla, Gabriela e Ana

Tal Pai, Tal Filho

O Coordenador do Parataekwondo do Brasil, não tem apenas um motivo para se orgulhar, e sim dois. Gabriela e Ana Ferla, também seguem os passos do pai Rodrigo Ferla, ex atleta da Seleção Brasileira de Taekwondo. Gabriela entrou na seleção Brasileira aos 13 anos, e Ana atualmente é a reserva da seleção Brasileira Junior na categoria até 52kg. Alegria em dose dupla para este paizão.