Laura Roca A.
Licenciada en Psicología
Prof. de Taekwondo WTF

www.facebook.com/roca.lau

A cada dia o mundo exige mais de nós em todos os sentidos, mais estudos para uma boa carreira profissional, manter-se atento nas ruas por causa dos diferentes perigos, etc. Geralmente as pessoas pensam que as artes marciais são esportes violentos, onde a agressividade é a protagonista, e por esta razão, muitos pais preferem não matricular seus filhos e muito menos suas filhas nesta atividade, sem saber os benefícios que estão perdendo.

Estes, são alguns dos aspectos mais importantes que são desenvolvidos através do Taekwondo direcionado a crianças:

Perseverança

Aprenderão a não se render facilmente. Não é simples aprender o primeiro chute até que o faça corretamente, deve-se repeti-lo muitas vezes, mas quando escutam a raquete de chutes ‘’estalar’’ em consequência de uma boa execução do movimento, a criança sente que todo o esforço valeu à pena, e mais ainda quando aplicam o chute em uma luta. Assim vão entendendo que se querem algo, não se consegue da noite para o dia, devem tentar até que se alcance o resultado desejado.

Forma o caráter

Desde perder a vergonha até gritar, receber golpes seguir lutando, estar cansado, mas seguir treinando, perder uma competição e não se dar por vencido, controlar impulsos para não comer inadequadamente para não perder o controle de seu peso, ter a coragem e a técnica para quebrar pedaços de madeira, entre muitas outras qualidades que um taekwondista vai aprendendo no caminho que percorre, trabalhando valores importantes como a honestidade, lealdade, companheirismo, trabalho em equipe, respeito e humildade.

A palavra “caráter’’, é de origem grega e significa ‘’gravar’’. Assim, todas estas vivencias e experiências vão ‘’imprimindo’’ e dando forma a sua personalidade. Incluindo crenças, nossas regras e toda a bagarem cultural que absorvemos desde pequenos.

Controle das emoções

O ensinamento básico do Taekwondo afirma que o mesmo é para se defender, e não para atacar. Cada aluno é um mundo diferente e ter só uma receita é possível, pois, o Taekwondo trabalha de uma maneira tão ampla que contempla todos os casos, por dispor de muitas ferramentas. Se é uma criança tímida, com esta arte marcial aprenderá a ter muito mais confiança em si mesmo e isso fará com que ele possa vencer essa timidez. Se é uma criança agressiva, o Taekwondo ajudará a canalizar toda essa energia e transformá-la em algo positivo, por exemplo, através do Poomsae, aprenderá a respirar e concentrar-se, o fará entender que com calma as coisas se saem melhor, aplicando esta aprendizagem não só no âmbito esportivo, mas também, acabam manejando suas emoções de forma assertiva em um contexto geral.

Ensina disciplina

No Taekwondo existe uma série de regras que favorecem a criação de certos hábitos que não só ajudam a criança a melhorar esportivamente, mas que pode se estender a muitas outras áreas. É possível alcançar a disciplina e esta, se estender a tudo o que a criança realiza. As atitudes corretas, as normas sobre seu mestre e companheiros, desenvolvem bons hábitos de organização, pontualidade, respeito, estudos, limpeza e higiene pessoal.

Estimula a autoconfiança

Os premia com confiança em si mesmos e, graças a isso, aprenderão a interagir com o seu meio de forma eficaz. Ao sentirem-se mais seguros, não permitirão nenhum tipo de maltrato que faziam a eles em seu colégio ou em qualquer outro lugar, já que terão as ferramentas necessárias para defender-se, e não falo de golpes, falo de ter a atitude de contar o que está acontecendo a seus pais ou cuidadores.

Fortalece sua autoestima, já que esta prática esportiva ajuda a vencer a ansiedade, eleva seu nível de concentração, ajuda nos problemas para socializar com os companheiros na escola e/ou começam a enfrentar o bullying. Empodera as meninas desde novas e as ensina que podem alcançar o que se propõe já que o gênero não será um obstáculo para isso.

Conclusão

Poderíamos citar centenas de exemplos a mais de situações e casos onde o Taekwondo os ajuda, tudo o que aprendem e veem, eles absorvem e ficará marcado neles, e melhor ainda se continuarem com as artes marciais em suas vidas adultas.

As crianças podem enfrentar circunstancias de vida complicadas, e por meio da prática do Taekwondo é possível motivá-los a seguir adiante, ou simplesmente distancia-los de qualquer vício e englobar os demais benefícios físicos como a luta contra a obesidade, elasticidade, e desenvolver a força, destreza, velocidade nos movimentos, coordenação de movimentos, precisão de movimentos, harmonia, resistência aeróbica, estética.

“O que vivemos na infância acende um fogo que nunca deixa de arder”

 

Tradução: Taís Oliveira de Paula
Laura Roca, Exclusivo MasTKD